O projecto ‘Velhas Palavras, Novas Leituras’, integrado na iniciativa ‘Bibliotecas Vivas’, promovido pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, tem como objectivo contribuir para a protecção, recuperação e divulgação do património oral da região do Entre Douro e Vouga’. Um ano de trabalho de campo permitiu a recolha de grande parte dos contos tradicionais, poesia popular e melodias da região, e que foram agora publicados na colectânea ‘Poesia Popular e Melodias da região do Entre Douro e Vouga’, na colecção ‘Contos tradicionais da região do Entre Douro e Vouga’, e no livro ‘Zás-Trás-Pás, eis os contos que o livro traz’. Para além disso foi construído um sítio na Internet com história e tradições de parte do Norte do distrito de Aveiro. “Pretende-se com esta iniciativa promover o livro e a leitura e, simultaneamente, levar a cabo uma intervenção de fundo na reabilitação do património cultural da região, na vertente da oralidade, preservando-se a memória e identidade locais”, afirma Santos Costa, coordenador do projecto. Por sua vez Jorge Martins, presidente do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB) referiu que este património cultural poderá a base para a uma candidatura neste âmbito a património imaterial da Humanidade, pela UNESCO. O denominado arquivo de trabalho de campo da colecção de contos tradicionais é composto por 512 contos de tradição oral, encontrando-se nos reservados das bibliotecas municipais em consulta condicionada. Desta amostra, foram constituídas duas colecções: uma de contos de tradição oral (123 contos), destinada à consulta nas bibliotecas; outra, a colectânea ‘Contos Tradicionais da região do Entre Douro e Vouga’, que foi alvo de edição em CD e ‘booklet’ de acompanhamento, contendo 23 contos representativos da região e seleccionados segundo as normas do Catálogo Internacional dos Contos Populares.
Por seu lado a colectânea ‘Poesia Popular e Melodias da região do Entre Douro e Vouga’ contempla cinco conjuntos, um por concelho (CD áudio, DVD e um ‘booklet’). O material resultante desta investigação está disponível sob a forma de dezenas de DVD’s, CD’s áudio e CD-ROM. Este arquivo também se encontra nos reservados de cada uma das bibliotecas municipais, em consulta condicionada.
O resultado deste projecto pode ser consultado nas páginas da Internet dos municípios envolvidos, assim como no futuro portal regional a criar no âmbito do projecto ‘Entre Douro e Vouga Digital’. Website do Projecto
Fontes : Texto - Jornal Regional 23-05-06 Foto |